sexta-feira, 18 de maio de 2012

Psicopatia na infância – causas, sintomas e soluções


Psicopata
Um assunto pouco tratado e de grande alcance é o psicopata infantil. Crianças que apresentam personalidades violentas e indiferentes, facilmente confundidas com autismo, TDAH ( Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) ou simples falta de uma boaeducação, podem ter problemas mais sérios do que se imagina. De acordo com uma pesquisa americana, 4 em cada 100 pessoas é psicopata e os sintomas, podem ser percebidos desde a infância. Confira!

O que é um psicopata?

A psicopatia é uma desordem de personalidade cuja característica principal é a falta de empatia. O psicopata, segundo Robert Hareum, é um predador que usa charme, manipulação, intimidação, sexo e violência para controlar outros e satisfazer suas próprias necessidades egoístas, violando normas sociais sem culpa ou remorso.


Teses de psicopatia – Entenda mais como funciona a cabeça de um Psicopata


Tese Psicológica
Segundo a psicologia Freudiana, em sua teoria do Iceberg Mental, o ser humano possui 3 partes detentoras da personalidade: Id, Ego e Superego. A primeira (ID), contem a única parte atribuída ao sistema inconsciente e é responsável pelos impulsos irracionais, não levando em conta aspectos morais ou de bem e mal. Nesta parte da personalidade procura-se atender as necessidades do homem imediatamente, sem nenhuma relação com a realidade.
Por outro lado, há o Superego, que se desenvolve desde o inicio da vida até os 8 anos, quando a criança assimila as regras de comportamento ensinadas pelos pais pelo sistema de recompensas e punições (normalmente psicopata não desenvolvem sentimentos de certo e errado). A terceira parte, chamada de Ego, é o mediador de vontades do Id e do Superego. Enquanto o id deseja algo cegamente, o ego tem consciência da realidade, atribuído pelo superego, e regula o id.
Porém, de algum modo não identificado, crianças que passaram por grandes traumas, como abuso infantil ou agressões físicas podem não internalizar o Superego e, desta maneira, não possuir os sentimentos de certo e errado, podendo facilmente se tornar psicopata, deixando seus impulsos irracionais agirem livremente.

Tese Biológica
A teoria mais aceita diz que o motivo da psicopatia tem sua origem em uma desordem neurológica. A área do cérebro conhecida como Sistema Límbico, é a central das nossas emoções, mas no psicopata, ela está quase que totalmente desativada. Em pessoas normais, o sistema límbico trabalha junto com o lobo frontal, este por sua vez responsável pela razão. Os dois atuando juntos fazem o equilíbrio entre a razão e emoção nos seres humanos. No caso do psicopata, além do sistema límbico não funcionar, o lobo frontal funciona de forma acima do normal, fazendo as pessoas 100% razão e 0% emoção.
Psicopata Famoso
Albert Fish
Albert Fish - psicopata
Albert Fish foi um psicopata pedófilo sado-masoquista, serial killer e canibal. Afirmou que molestou cerca de cem crianças e foi condenado à cadeira elétrica. Com 5 anos, foi internado num orfanato, onde era frequentemente espancado. Percebendo gostar da dor, aderiu ao sadomasoquismo. Aos 9, caiu de uma cerejeira e machucou seriamente a cabeça, causando dores e problemas mentais. Aos 12, começou a ter relações sexuais homossexuais.
Edward Theodore Gein
psicopata famoso
Edward Theodore Gein foi o psicopata que seus crimes inspiraram o filme Psicose. Teve uma mãe fanática religiosa e moralista, que o impedia de sair de casa e entrar em contato com mulheres. Tendo duvidas da sua masculinidade, pensou em amputar seu pênis. Roubava corpos ou partes deles do cemitério e usava para confecção de roupas de pele humana e decoração em sua casa.
Aqui um pequeno teste
Uma garota, durante o funeral de sua mãe, conheceu um rapaz que nunca tinha visto antes. Achou o cara tão maravilhoso que acreditou ser o homem da sua vida. Apaixonou-se por ele e começaram um namoro que durou uma semana. Sem mais nem menos, o rapaz sumiu e nunca mais foi visto. Dias depois, a garota matou a própria irmã.
Questão: Qual o motivo da garota ter matado sua própria irmã?
Resposta: Segundo o raciocínio lógico psicopata, se o rapaz apareceu no velório da mãe, conhecia a família, então apareceria também no da irmã.

Conclusão – Psicopata

Apesar da tese mais aceita ser a biológica, não se descarta fatores psicológicos na formação de caráter psicopata em uma criança. Outra consideração a fazer é que não necessariamente a pessoa se tornará um assassino psicopata. A verdade é que, mesmo não havendo cura para este transtorno, muitas tragédias poderiam ser evitadas se levássemos nossas crianças a sério. Inocente, uma criança sem conceitos formados pode ser influenciada pelo ambiente em que se encontra, podendo adquirir problemas psicológicos de caráter violento, depressivo e até mesmo se tornar um potencial assassino psicopata. A formação psicológica de alguém é coisa séria, e, portanto, deve ser tratada como tal. Todos os exemplos aqui citados tiveram traumas na infância que seriam facilmente resolvidos se tomadas providências com seriedade. Bullying, humilhação, agressões físicas, sexuais, verbais e emocionais causam dor em qualquer ser humano. Numa criança suscetível a qualquer conclusão, mais ainda. Olho em nossas crianças! Elas agradecem! E evite criar um psicopata.
by 100regras.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário