Verdade Felipe, tem músicas que ficam grudadas em nossas cabeças, ficam ali o dia todo. Isso acontece com todo mundo. Carinhosamente chamado de “earworms” (vermes de ouvido), é como se as músicas causasse um tipo de “coceira cognitiva” ou “coceira cerebral” , uma necessidade do cérebro de preencher lacunas no ritmo de uma música.
As músicas ativam uma parte do cérebro chamada córtex auditivo e quando ouvimos uma música conhecida, mesmo que seja só um trecho, nosso cérebro pode continuar preeenchendo o resto e quanto mais tentamos nos livrar, mais o cérebro insite em continuar, causando um ciclo musical interminável. São como pensamento que estamos tentando suprimir, quanto mais tentamos não pensar neles, mais pensamos.
Cada um com sua teoria, os pesquisadores garantem que os “earworms” são simplesmente uma maneira de manter o cérebro ocupado quando ele está ocioso. Existem vários nomes estranhos para essa mania do cérebro de repetir músicas de “repetunitis” a “melodiamania”. Afff, tem louco pra tudo!!!!
Ficar com músicas na cabeça é uma estratégia para manter o cérebro ativo e ocupado!
by Diário de Biologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário