domingo, 29 de abril de 2012

Por que arranhar um quadro negro é o pior som do mundo?


Rinnnnn. Mesmo imaginar o som de uma pessoa raspando as unhas num quadro negro é terrível. Agora, novas pesquisas sugerem que o barulho é um tipo especial de horror

A frequência do som arranhado fica entre 2000 e 4000 Hz – e para o seu ouvido, isso é a zona do terror, onde a audição humana é mais sensível. 

“Algumas frequências são amplificadas devido à anatomia do canal auditivo”, afirma os musicólogos Cristoph Reuter, da Universidade de Viena, e Michael Oehler, da Universidade Macromedia para Mídia e Comunicação em Colônia, na Alemanha. Em outras palavras: culpe o formato do seu ouvido.


No estudo, eles tocaram dois sons desagradáveis – unhas no quadro negro e o chiado de giz na lousa – mas antes de prosseguir, eles disseram a metade dos participantes que eles ouviriam música contemporânea.

A outra metade sabia que o terror viria.
Ambos reagiram fisicamente ao som, o que incluiu uma reposta elétrica da pele – atividade que acontece geralmente em situações de medo, e que pode ser mensurada como num teste poligráfico.

Aqueles que pensavam estar ouvindo musica contemporânea julgaram o áudio um pouco menos terrível – mas ainda assim não gostaram, sugerindo que o psicológico tem um papel importante na qualificação do som.

E você? Sentindo-se inconfortável após ler sobre unhas arranhando? Pesquisadores comprovaram, em 1986, que somente pensar em unhas no quadro negro pode causar a mesma reação psicológica que ouvir o som real.

Você consegue pensar em um som pior do que unhas arranhando o quadro?

by atitudebranda.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário